HABILITAÇÃO PARA PORTE DE ARMA DA GUARDA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO

Instrutora da Guarda Municipal de Estância Velha capacitou e habilitou os agentes hamburguenses.

No mês de outubro, entre o dia 1º e o dia 19, 12 novos agentes da Guarda Municipal de Novo Hamburgo passaram por formação para a Corporação da cidade vizinha nas  disciplinas de armamento e tiro. A formação foi realizada pela Guarda Municipal de Estância Velha e a Instrutora da escola de formação da corporação estanciense Lia Hernandes da Fonseca.

A GM Lia Hernandes é instrutora credenciada junto ao Departamento de Polícia Federal para ministrar formação e habilitação em armamento e tiro, tanto aos agentes policiais como particulares também. No dia 19 de outubro, foi realizada a prova para habilitação ao porte de arma institucional aos novos agentes da Guarda hamburguense.

Para a formação, a instrutora Lia contou com o apoio de instrutor da Guarda Municipal de Novo Hamburgo. A parceria é realizada de forma recorrente, cumprindo com dispositivos da Lei Federal nº 13022/2014 Estatuto Geral das Guardas Municipais que prevê tanto a formação integrada, como também permite a atuação conjunta entre as forças de segurança municipais, estaduais e federais, ainda que fora do município de origem da Guarda Municipal.

A Guarda Municipal de Estância Velha possui sua própria escola de formação, e capacita anualmente seus agentes nas 80 horas de formação necessárias, além de formar seus novos Guardas Municipais. Entre as disciplinas ministradas, menciona-se as de: armamento e tiro, técnicas não letais como armas elétricas, balas de borracha e bombas de gás, disciplinas de transito, direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha, Código Penal e demais formações necessárias a atividade de Guarda Municipal.

A corporação estanciense também atua conjuntamente para a capacitação de outras corporações, como Susepe e Polícia Civil.