Capacitação psicólogica

Habilidades emocionais é tema de treinamento da GM - O efetivo da Guarda Municipal de Estância Velha (GM) lida todos os dias com as mais variadas situações. Para isso é fundamental que a parte emocional esteja bem trabalhada para que os agentes de segurança, saibam como controlar e desenvolver suas habilidades emocionais nos mais diversos contextos. Este trabalho também garante o cumprimento da legislação que regulamenta o porte de arma pelos agentes.

Devido a cobrança, pressão e estresse a que estes servidores são submetidos, é necessário um treinamento constante e amplo. Nesta quarta-feira, 8, na sede da Guarda Municipal de Estância Velha (GM), divididos em dois turnos e duas turmas, os guardas municipais estancienses passaram por capacitação com a psicóloga Danúbia Nunes. O treinamento psicológico foi realizado com todo o efetivo.

O comandante da GM, Paulo Roberto de Oliveira explicou que a capacitação integra as normativas que regulamentam o porte de arma, e que têm como exigência 80 horas anuais de treinamento. “Essas oito horas do treinamento de hoje, buscam mostrar para a guarnição, que o psicológico também deve estar bem preparado, até porque se trabalha com estresse e risco. Dentro da matriz curricular, trabalhamos algemação, armamentos letais e não letais, entre outros”, disse.

A secretária de Administração e Segurança Pública (Semasp), Aurea Bauer, destacou que é necessária essa atualização da GM. “Precisamos estar atentos e dar apoio aos guardas. Esses treinamentos fazem parte da formação e da atualização anual, então é necessário que todo o efetivo participe”, falou.

A psicóloga Danúbia Nunes destacou que os servidores precisam reconhecer e desenvolver suas habilidades emocionais, principalmente por serem profissionais que atuam na segurança pública. “Os servidores estão sempre expostos a inúmeras ocorrências, é preciso que eles saibam como lidar com as suas emoções. Também, aspectos motivacionais e pressão interna e externa de trabalho são fatores que eles precisam trabalhar todos os dias, por isso a importância deste tema”, enfatizou.